Office: +55 11 3847-8915

Whatsapp: +55 11 9 9143 5336

Rua Tenerife, 31 - 4o. andar | Bloco A - Vila Olímpia - São Paulo - SP - CEP: 04548-040

©2019 by Itineris Consulting.

 
Buscar
  • Itineris Consulting

Gerencie os GEE de sua Empresa

Atualizado: 28 de Mar de 2019


Sua Empresa pode contabilizar de maneira eficiente e eficaz, gerenciar e tomar ações a partir das análise analíticas e operacionais, sem depender de uma consultoria externa para elaboração de inventário de GEE. A itineris é a única empresa do Brasil especialista com sucesso em implantação da ferramenta SAP EC.



Por ITineris Consulting Em gases do efeito estufa, GEE, inventário GEE, SAP EC

Um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) permite o mapeamento das fontes de emissão de GEE de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo de um país, seguida da quantificação, monitoramento e registro dessas emissões. inventário de gases de efeito estufa


Se realizado periodicamente, um Inventário de GEE torna-se uma ferramenta de gestão de gases, possibilitando conhecer o perfil das emissões de GEE da entidade inventariante. Geralmente, os Inventários de GEE corporativos são realizados com recortes temporais anuais, facilitando o seu planejamento e a sua comparabilidade. Em empresas que possuem um sistema de gestão e monitoramento de emissões de gases de efeito estufa, os resultados podem ser obtidos com maior frequência, normalmente em recortes semanais ou mensais. Um monitoramento mais frequente de emissões é fundamental para o acompanhamento de metas e de avaliação da performance dos investimentos em equipamentos, tecnologias e processos de baixa emissão.


O Inventário de GEE possibilita quantificar as emissões de GEE e avaliar o impacto dos esforços de mitigação das emissões de gases de efeito estufa conduzidos pela organização. De forma prática, fornece informações fundamentais para que sejam priorizadas atividades e elaboradas estratégias mais eficientes para inserção da empresa na economia de baixo carbono.


Além de adquirir conhecimento sobre os métodos de cálculo, publicação, divulgação de emissões e gerenciamento do impacto climático, fazer um Inventário de GEE proporciona outras possibilidades a uma organização, dentre as quais podemos destacar:

Antecipação à futura legislação ou regulamentação setorial sobre as mudanças climáticas;Avaliação de riscos e oportunidades;Figuração como case de benchmarking para o setor;Melhora no relacionamento com os stakeholders;Promoção de reconhecimento de mercado e vantagem competitiva;Identificação das oportunidades de melhorias na eficiência operacional e, consequentemente, para a redução nos custos;Possibilidade de participação no mercado de carbono; ePossibilidade de compensação das emissões de GEE.


Para a elaboração de um inventário de GEE é necessário seguir protocolos e normas disponíveis para a sua compilação. Atualmente, a norma mais utilizada é o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), que é compatível com a ISO 14.064. O GHG Protocol foi adaptado para o nosso contexto nacional, surgindo o Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP). Para fins de métodos de quantificação, a referência mais importante é o IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories.


Os Inventários de GEE também são passíveis de verificação por terceiros. Essa medida tem o objetivo de atestar a acuidade e a qualidade dos dados apresentados, assegurando uma avaliação do quantitativo de emissões de gases de efeito estufa da organização. Para tal, o PBGHGP publicou as Especificações de Verificação do Programa Brasileiro GHG Protocol definindo os requisitos para auditorias e verificações de Inventários de GEE.


E como fazer acontecer em Sua Empresa?

Sua Empresa pode contabilizar de maneira eficiente e eficaz, gerenciar e tomar ações a partir das análise analíticas e operacionais, sem depender de uma consultoria externa para elaboração de inventário de GEE. A itineris é a única empresa do Brasil especialista com sucesso em implantação da ferramenta SAP EC (Environmental Compliance) que registra e contabiliza o inventário de GEE conforme todas as definições do GHG Protocol e a realidade da sua Empresa. Entre em contato já e antecipe-se à legislações e melhorias de processo.


0 visualização